A Marina de Portimão recebeu nos dias 24 e 25 de Setembro de 2011 a Regata de Catamarãs do Circuito Ibérico "Portimão Challenge", prova esta, aberta a todas as classes de Catamarãs de Vela Ligeira, que aproveita as excelentes condições de Portimão para regressar ao sul do País e terminar em grande a edição de 2011.
A final do Portimão Portugal Match Cup decorreu na Marina de Portimão, entre 23 e 27 de Junho de 2010, simultaneamente, decorreu o Portimão Portugal Junior Cup, de 23 a 27 de Junho, bem como Portimão Portugal Women’s Cup de 30 de Julho a 3 de Julho de 2010.
A organização do evento para além da World Match Racing Tour e do Iate Clube Marina de Portimão, esteve também a cargo da Portimão Sun Sailing Team Academy, empresa do Grupo Sá Machado que detém os direitos de organização do evento em Portugal, desde o ano 2003.
Peter Gilmour (AUS) da YANMAR Racing consagrou-se o grande vencedor desta prova.
A AUDI MED CUP é o circuito de eventos de vela de cruzeiro mais importante no Mediterrâneo. Alguns dos melhores e mais famosos skippers e tripulantes da actualidade, disputam competições tão importantes como por exemplo a America s Cup
Este circuito de 5 eventos realizou-se pela 3ª vez em águas nacionais, e teve como base de apoio a Marina de Portimão que acolheu mais uma vez este prestigiado circuito de vela de cruzeiro oferecendo as suas infra-estruturas e serviços. Dispondo ainda de uma vasta oferta de restaurantes e divertimentos que garantiu momentos de lazer e descontracção entre as provas.
Pela primeira vez a nível mundial foi criado o desafio de dar a Volta ao Mundo em Solitário ou em Duplas, em veleiros monocascos Open 40 pés, sendo Portugal o país escolhido para dar inicio a esta viagem de Circum-Navegação. Cidade com enorme tradição marítima e habitual anfitriã de grandes provas internacionais do desporto náutico, a Marina de Portimão surge como localização perfeita para grande palco da “Portimão Global Ocean Race”.
Esta prova passou pelos Cabos mais tenebrosos dos cinco Continentes, fazendo escala na Cidade do Cabo - África do Sul; em Wellington - Nova Zelândia, em Ilhabela - Brasil e em Charleston - Estados Unidos. Este Evento Náutico é uma iniciativa da Global Ocean Sailing Ventures, empresa dos conceituados velejadores Josh Hall e Brian Hancock, tendo o ICMP como Clube anfitrião e patrocinado Oficialmente pelo Município de Portimão, com o apoio da Marina de Portimão assim como várias entidades internacionais. Foram 10 velejadores (o mais novo tem 27 anos, o mais velho 69) e 6 as embarcações oriundas de países como a Grã-Bretanha, Bélgica, Holanda, África do Sul, Alemanha e Chile, que navegaram em Solitário ou em Duplas, deixaram Portimão para enfrentar 30 mil milhas de navegação e nove meses de luta nos Oceanos:
A largada da “Portimão Global Ocean Race” - “The World`s First Solo-Double Global Ocean Challenge” foi dada em Portimão, junto à praia da Rocha a 12 de Outubro de 2008.
A cerimónia de entrega de prémios da Portimão Global Ocean Race que terminou ao fim de oito meses de navegação teve lugar no Hotel Tivoli Marina de Portimão na noite de Sábado dia 27 de Junho.
“ A frota de Skippers Internacionais reunida na Marina de Portimão foi recebida por bom tempo e um grupo de funcionários entusiásticos e prestáveis a ajudar na preparação das embarcações para a primeira etapa desta regata à volta do mundo.
A marina de Portimão provou ser o local ideal para este período de duas semanas que antecedeu a prova. Muitas das embarcações tinham uma longa lista de trabalhos a completar e por isso ficaram bastante satisfeitos uma vez que não tiveram de se preocupar com as condições meteorológicas nesta altura - o tempo no Algarve é fantástico!
Praticamente toda a gente estava alojado no Hotel Tivoli Marina de Portimão e a proximidade do hotel às embarcações foi fabuloso para os skippers, amigos e familiares.
Comparticipantes vindos do Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Holanda, África do Sul e Chile, esta corrida é verdadeiramente eclética e a última memória do dia de partida depois de largar os pontões da Marina para muitos skippers será a imagem da despedida dos seus entes queridos, que ficavam em terra enquanto eles partiam em direcção a Cape Town através do grande oceano azul.
Estamos todos desejosos de regressar à Marina de Portimão em Junho de 2009 onde termina a prova........para todos nós é a melhor marina do mundo”.
Josh Hall
Director da prova
Pouco mais de um ano após ter sido considerada a prova com melhor organização do circuito Audi MedCup, a Marina de Portimão recebeu novamente o Troféu de Portugal – Cidade de Portimão, que encerrou a temporada dos TP52
A prova portuguesa, promovida pela João Lagos Sports e o Iate clube da Marina de Portimão, decorreu de 15 a 20 de Setembro, com a participação de 16 equipas.
A edição de 2008 contou com o envolvimento de muitos velejadores que participaram na Taça América, devido às indecisões sobre o futuro dessa competição. Algumas equipas decidiram participar na prova de 2008 da Audi MedCup, campeonato que lhes proporcionou a oportunidade de competirem em condições ideais e de grande equilíbrio.
O Estaleiro da Marina de Portimão, foi este ano a base de operações para a preparação dos veleiros para a etapa final , onde tripulação e “Shore team” puseram à prova a rapidez e a perfeição no apetrecho da embarcação.
A prova realizada nos mares de Portimão, a única realizada num ambiente fora do Mediterrâneo, ganhou uma dimensão superior relativamente à edição de estreia.
O Troféu de Portugal foi decisivo na atribuição do título. Esta última etapa, e única realizada no Atlântico, contou com quatro dias de regatas técnicas (Barlavento –Sotavento), e uma costeira. Durante estes cinco dias de competição os velejadores enfrentaram ventos predominantes de norte, que variaram entre os 10 e os 20 nós. Mais uma vez a comissão da prova, homenageou a organização portuguesa, adiantando que já estava a trabalhar na edição de 2009.
A Classificação do Troféu Audi MedCup 2008:
No final do Circuito, a frota foi levada por cargueiro para Puerto Callero, nas Canarias, para participar no Mundial de TP 52. A operação implicou uma logística impressionante, tendo sido embarcados no “Apollogracht“, 23 embarcações (TP52, GP42 e IMS), 11 chase boats, 8 semi-rigidos, 8 contentores, 15 vans…
O Grande Prémio de Portugal de Powerboat P1, decorreu nos passados dias 26 a 28 de Setembro com base na Marina de Portimão, que, pelo segundo ano consecutivo acolheu a realização da prova "rainha" da motonáutica mundial, com os barcos mais velozes do mundo.
A derradeira prova do Mundial de Powerboat P1, realizada em Portugal, decidiu o título mundial da classe Evolution (protótipos), entre as equipas inglesa Fountain Worlwide e a italiana GFN Gibellato.
Disputado por 38 pilotos, de 19 equipas, nas categorias Evolution e SuperSport, o Grande Prémio de Portugal integrou duas provas para cada classe (velocidade e resistência), num circuito traçado em mar aberto na baía de Portimão, em frente ao areal da Praia da Rocha, encerrando a temporada 2008, após terem sido cumpridos os percursos de San Benedetto Del Tronto (Itália), Marselha (França), La Valleta (Malta), Hammamet (Tunísia) e Vigo (Espanha).
O primeiro dia de provas, foi destinado à realização da Powerpole. Os barcos #44 Conam Yachts – Campeão do Mundo P1 classe SuperSport - e #10 Fantastic 1, nas classes SuperSport e Evolution, respectivamente, foram os mais rápidos da sessão.
No sábado, 27, a prova contou com uma intensa assistência, que teve a possibilidade de testemunhar um confronto emocionante. De facto Os pilotos da equipa britânica Fountain Worldwide, que discutiram com os italianos da GFN Gibellato a luta pelo título mundial, terminaram a prova na terceira posição, deixando os seus adversários na quarta posição, a mais de dois segundos. A primeira e única ronda do circuito português foi ganha pela equipa italiana Kiton Outerlimits.
No último dia de prova, que ainda poderia alterar a classificação, a chuva e o vento forte que se fizeram sentir, obrigaram os responsáveis a cancelar a segunda ronda nas duas classes, terminando o Mundial com a classificação registada no sábado, dia em que o título mundial de Evolution foi assegurado pela dupla britânica James Shepard/Craig Winson.
Na classe Supersport, a dupla italiana Aaron Ciantar/Ângelo Tedeschi (Conam Yachts), que tinha assegurado o título na penúltima prova do Mundial, venceu a primeira ronda do circuito português, ficando a sua congénere Baia High Performance, na segunda posição.
Decorreu entre 20 e 25 de Agosto, na Marina de Portimão o Troféu de Portugal, a 4.ª etapa da Breitling MedCup’07, com vinte embarcações TP52.
Pela primeira vez, o circuito – um dos mais importantes e competitivos do mundo – sai do Mediterrâneo, uma decisão, sem paralelo, dos armadores que decidiram apostar em Portimão para a realização de uma etapa, organizada pela João Lagos Sports.
Nas suas tripulações encontramos nomes sonantes como o neozelandês Russel Coutts (três vezes vencedor da Taça America e recente aquisição do BMW Oracle Racing para a 33.ª edição da prova), os norte-americanos Paul Cayard (leme de vários barcos na Taça America, vencedor da Whitbread Race com o EF Language em 1998) e John Kostecki (campeão olímpico) e o alemão Jochen Schuemann (leme do Alinghi, vencedor das duas últimas edições da Taça America).
Entre as duas dezenas de iates concorrentes destacaram-se o Caixa Galícia, de Vicente Tirado, que seguiu na frente da classificação geral, com uma vantagem de apenas 12 pontos sobre o Artemis, de Torbjörn Torqnvist. O Bigamist VI (15.º classificado na geral) é o representante das cores portuguesas neste circuito, com o armador Pedro Mendonça a contar com o velejador olímpico Afonso Domingos para “skipper” do seu barco.